A biblioteca ao serviço das Aprendizagens Essenciais relacionadas com todas as disciplinas 
Ações multidisciplinares de leitura e de produção escrita orientadas para o perfil do aluno

____________________

Finalidade deste espaço: 

permitir aos alunos desenvolver o seu DIÁRIOS DE LEITUR@, agora na modalidade de LEITURAemFAMÍLIA. 

Um portefólio pessoal construído na ferramenta Padlet a partir das interações entre os professores, a equipa da biblioteca, os alunos e as famílias. 

Será composto pela participação do aluno nas tarefas de leitura e de produção de texto (oral ou escrito) propostas para o estudo das várias disciplinas e registará também os momentos dedicados à leitura em família e à leitura autónoma, por prazer.

Pretende-se que venha a revelar um percurso pessoal de leitor (leituras escolhidos por iniciativa do aluno, sugeridas pelas famílias ou pelos professores; produção de textos orais ou escritos; apresentação de trabalhos de pesquisa; etc).

A origem do projeto

Diário de Leitura / Passaporte do Leitor

é uma iniciativa da Biblioteca Escolar que vem crescendo nas escolas do Agrupamento de Escolas do Monte da Ola desde 2013/14.
O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de competências de leitura e de escrita, vinculando o percurso leitor do aluno a um objeto pessoal construído pelo próprio – o Diário de Leitura. O aluno e família são convidados pela biblioteca escolar, em articulação com o professor da disciplina e com o diretor de turma, a registar opiniões, comentários, sentimentos, reações, sínteses de leituras realizadas autonomamente durante o ano escolar. O compromisso é assumido pelo aluno, através de um Passaporte de Leitor, que é carimbado na biblioteca e a produção escrita é validada pelo professor da disciplina.